Nome Comercial/ Apresentação
Bactrim F 800 mg + 160 mg / Comprimido
Bactrim F 400 mg + 80 mg / Suspensão oral
Bac-Sulfitrin 80 mg/mL + 16 mg/mL / Solução injetável – ampola de 5 mL
Classe Terapêutica
Antibiótico, Sulfonamida
Indicação
Infecções do trato respiratório e otites: exacerbações agudas de quadros crônicos de bronquite, sinusite, tratamento e profilaxia (primária e secundária) da pneumonia por Pnemocystis jirovecii em adultos e crianças, particularmente em pacientes gravemente imunocomprometidos.1
Otite média em crianças, quando há evidência de sensibilidade ao SMZ-TMP é uma boa razão para preferir esta combinação a um antibiótico simples. Tratamento e profilaxia (primária e secundária) da Pneumonia por Pnemocystis carinii em adultos e crianças.1
Infecções do trato urogenital Infecções do trato urinário, uretrites gonocócica e cancróide.
Infecções do trato gastrintestinal Febre tifoide e paratifoide, shigelose (cepas susceptíveis de Shigela flexneri e Shigela sonnei quando a terapia antibacteriana é indicada), diarreia dos viajantes causada por Escherichia coli enterotoxigênica e cólera (como medida conjunta à reposição de líquidos e eletrólitos).1
Infecções da pele e tecidos moles: piodermite, furúnculos, abscessos e feridas infectadas.1
Outras infecções bacterianas Infecções causadas por uma ampla variedade de organismos (tratamento possivelmente em combinação com outros antibióticos), ex.: brucelose, osteomielite aguda e crônica, nocardiose, actinomicetoma, blastomicose sul-americana e septicemia.1
Dose
Formas Orais1
Adultos e crianças a partir de 12 anos:
Dose habitual: 2 comprimidos de Bactrim® ou 1 comprimido de Bactrim® F ou 20 mL de Bactrim® suspensão ou 10 mL de Bactrim® F suspensão a cada 12 horas.
Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias): 1 comprimido de Bactrim® ou 1/2 comprimido de Bactrim® F ou 10 mL de Bactrim® suspensão ou 5 mL de Bactrim® F suspensão a cada 12 horas.
Dose máxima (casos especialmente graves): 3 comprimidos de Bactrim® ou 1 e 1/2 comprimido de Bactrim® F ou 30 mL de Bactrim® suspensão ou 15 mL de Bactrim® F suspensão a cada 12 horas. Duração do tratamento: em infecções agudas, Bactrim® deve ser administrado por pelo menos cinco dias, ou até que o paciente esteja assintomático por pelo menos dois dias. Se a melhora clínica não for evidente após sete dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.
Crianças até 12 anos: dose diária de 6 mg de trimetoprima e 30 mg sulfametoxazol por kg de peso. Para infecções graves, a dose apresentada para crianças pode aumentar em até 50%.
Profilaxia de pneumonia causada por Pneumocystis jirovecii. Para crianças a dose recomendada é de 150 mg/m2 /dia TMP com 750 mg/m2 /dia SMZ administrada por via oral em doses iguais divididas em duas vezes ao dia, durante três dias consecutivos por semana. A dose diária total não deve exceder 320 mg dia TMP e 1600 mg SMZ.
Idosos
Referir à dose para adulto.2
Injetável1
Dose padrão para adultos e crianças acima de 12 anos: 2 ampolas de 5mL, duas vezes ao dia (10mL, duas vezes ao dia) após diluição apropriada, pela manhã e à tarde.
Altas doses (para casos particularmente graves): 3 ampolas de 5mL, duas vezes ao dia (15mL, duas vezes ao dia), pela manhã e à tarde.
Crianças até 12 anos: a dose média é aproximadamente 2mL/5kg de peso corpóreo diariamente, dividido em duas doses iguais, de manhã e à tarde. Portanto, a dose recomendada para crianças é 6mg de TMP mais 30mg de SMZ por kg de peso corpóreo diariamente.
Duração do tratamento: como regra geral, a formulação parenteral de Bac-Sulfitrin® deve ser usada somente durante o período no qual o tratamento oral não é possível; a dose padrão deve ser usada por não mais do que 5 dias consecutivos e as altas doses não mais do que 3 dias consecutivos.
Situações especiais:1
Cancroide: 2 comprimidos de Bactrim® ou 1 comprimido de Bactrim® F, duas vezes ao dia. Se não ocorrer cicatrização aparente após sete dias, um curso adicional de sete dias de tratamento deve ser considerado. Entretanto, o médico deve estar ciente de que a falha na resposta pode indicar que a doença é causada por um microrganismo resistente.
Gonorreia – Adultos: 5 comprimidos de Bactrim® ou 2 e 1/2 comprimidos de Bactrim® F duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, em um único dia de tratamento.
Infecções urinárias agudas não complicadas: para mulheres com infecções urinárias não complicadas, recomenda-se dose única de 3 comprimidos de Bactrim® F. Os comprimidos devem ser tomados, se possível à noite, após a refeição ou antes de deitar.
Pneumonia por Pneumocystis jirovecii: Recomenda-se até 20 mg/kg de trimetoprima e 100 mg/kg de sulfametoxazol nas 24 horas (doses iguais, fracionadas a cada seis horas), durante 14 dias.
Nocardiose: a dose diária recomendada para pacientes adultos com nocardiose é de 480 – 640mg de TMP e 2400 – 3200mg de SMZ por pelo menos 3 meses. Esta dose requer ajuste de acordo com a idade do paciente, o peso e a função renal, bem como a gravidade da doença. Foi relatada a duração de tratamento de 18 meses.
Ajuste de dose
Insuficiência renal:1
Clcr > 30 mL/min: não é necessário ajuste de dose.
Clcr entre 15 – 30mL/min: metade da dose padrão.
Clcr < 15mL/min: não deve ser usado.
Hemodiálise: os pacientes nesta condição devem receber uma dose normal de TMP-SMZ, seguido de meia dose adicional após cada sessão de hemodiálise.
Insuficiência hepática: não há recomendação de ajuste de dose pelo fabricante. 1
Preparo
Solução injetável
Diluição:1
É importante observar o seguinte esquema de diluição, que é baseada em uma proporção de 25-30mL de solução de infusão para cada mL de Bac-Sulfitrin® (glicose a 5%, cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer) e tem estabilidade de 6 horas em temperatura ambiente:
• 1 ampola de Bac-Sulfitrin® (5mL) em 125mL de solução para infusão
• 2 ampolas de Bac-Sulfitrin® (10mL) em 250mL de solução para infusão
• 3 ampolas de Bac-Sulfitrin® (15mL) em 500mL de solução para infusão
Concentração máxima:
Nos casos onde é desejada restrição de líquido, cada 5mL de Bac-Sulfitrin® para infusão podem ser adicionados em 75mL de glicose a 5%, cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer. A estabilidade desta solução é de 2 horas ao abrigo da luz em temperatura ambiente. 1
Vias de administração
Oral e intravenosa.
Administração
Os frascos das suspensões de Bactrim® devem ser agitados antes da administração.1
Injetável:
Tempo de infusão: 30 a 60 minutos.1
Dispositivo de infusão: equipo macrogotas.
Interação fármaco-nutriente
As doses de Bactrim® comprimidos e suspensões devem ser administradas por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição, e com quantidade suficiente de líquido.1
Estabilidade/ Conservação
Oral:
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).1
EV:
Deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz.1
-Após diluição: 6 horas para concentração padrão e 2 horas para solução concentrada, conforme item “Preparo”.
Reações adversas
Anorexia, náusea com ou sem vômito, diarreia, múltiplas reações na pele têm sido relatadas, as quais são geralmente leves e rapidamente reversíveis após suspensão da medicação, rash maculopapular, geralmente com prurido, febre, hiperpotassemia.1
Tipo de receita
Receituário de controle especial.