Nome Comercial/ Apresentação
LIPIODOL® UF ultra fluido – 480mg iodo/mL- ampola 10mL
Classe Terapêutica
Meio de contraste radiológico injetável
Indicação
Em radiologia diagnóstica:
Este medicamento é destinado ao uso em diagnóstico e indicado para exames de linfografia
Histerossalpingografia na investigação da infertilidade feminina.
Indicações complementares: Sialografia e fistulografia.
Em Radiologia intervencionista:
Visualização, localização e vetorização durante procedimento de quimioembolização transarterial seletiva de carcinoma hepatocelular em estágio intermediário em adultos (de acordo com critérios de Barcelona de tumor intermediário), em associação com agente antineoplásico.
Dose
Linfografia: A dose usual é de 5-7 mL por injeção intralinfática para opacificação de um membro (a dose deve ser adaptada para a altura do paciente), ou seja, 10 a 14 mL para linfografia bilateral dos pés. Em crianças de 1 a 2 anos, é suficiente uma dose de 1mL por extremidade.
Diagnóstico de lesões hepáticas: A dose usual varia dependendo do tamanho da lesão, variando de 2 a 10 mL por paciente.
Histerossalpingografia: O volume total injetado depende do volume da cavidade uterina e geralmente não excede 15 mL. A dose de Lipiodol® UF para histerossalpingografia deve ser a mais baixa possível para minimizar o risco potencial de anormalidades da tireoide.
Quimioembolização transarterial seletiva de carcinoma hepatocelular:
A dose de Lipiodol® UF depende da extensão da lesão, mas não deve exceder o total de 15 mL em adultos.
Ajuste de dose
Em radiologia diagnóstica:
População pediátrica: A dose deve ser reduzida proporcionalmente em crianças.
Pacientes de baixo peso: A dose deve ser reduzida proporcionalmente nesta população.
Pessoas idosas: O produto deve ser administrado com prudência em pacientes com mais de 65 anos que sofram de doenças básicas dos sistemas cardiovascular, respiratório ou nervoso. Dado que parte do produto emboliza temporariamente os capilares pulmonares, a presença de insuficiência cardiorrespiratória em pacientes idosos exige a adaptação da dose ou mesmo a suspensão do exame. Limitar a dose injetada vai prevenir embolização pulmonar não-alvo que pode ocorrer durante o curso da quimioembolização hepática.
Em radiologia intervencionista:
População pediátrica: A eficácia e segurança do uso do Lipiodol® UF para a quimioembolização transarterial para carcinoma hepatocelular não foram estabelecidas em crianças.
Pacientes idosos: O produto deve ser administrado com cuidado especial em pacientes acima de 65 anos de idade com doenças de base dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso. A dose injetada não deve exceder 10 mL para prevenir uma possível embolia pulmonar não direcionada que ocorre durante a quimioembolização hepática.
Vias de administração
Via IntralinfáticaI
Via Intra-arterial seletiva hepática
Via Intrauterina
Administração
Lipiodol® UF deve ser administrado por injeção lenta ou cateterismo utilizando-se uma seringa de vidro adequada ou outros dispositivos de administração que demostrem compatibilidade com Lipiodol® UF.
Cuidados específicos e monitoramento
– Quando injetado em determinada fístula, deve-se tomar muito cuidado para evitar a penetração de canais vasculares com o risco de embolia gordurosa.
– Deve-se tomar cuidado para não se injetar o produto em uma área afetada por hemorragia ou trauma.
As indicações para o uso de Lipiodol® UF devem ser cuidadosamente avaliadas em pacientes com edema linfático primário, pois o edema pode ser exacerbado.
Em casos de Hipersensibilidade conhecida:
Antes do exame:
– Identificar os pacientes de risco através de uma anamnese detalhada.
– Corticosteroides e anti-histamínicos H1 foram propostos como pré-medicação para pacientes com alto risco de reação de hipersensibilidade (por exemplo hipersensibilidade conhecida a um meio de contraste). No entanto não previnem a ocorrência de choque anafilático grave ou fatal.
Durante o exame:
– Vigilância médica.
– Manter uma via de acesso venoso.
Depois do exame:
– Após administração do meio de contraste, o paciente deve ser monitorado cuidadosamente por pelo menos 30 minutos, uma vez que os efeitos adversos mais sérios ocorrem neste período.
– O paciente deve ser alertado sobre a possibilidade de ocorrerem reações tardias (até 7 dias).
Interações medicamentosas
Interações farmacológicas:
– Metformina Em pacientes diabéticos, a administração intra-arterial de Lipiodol® UF pode originar uma acidose láctica desencadeada por uma insuficiência renal funcional. Em pacientes que devam submeter-se a uma quimioembolização transarterial, o tratamento com metformina deve ser suspenso 48 horas antes do exame radiológico, e não deve ser reiniciado antes de 2 dias após o exame.
Associações que exigem cautela:
– Betabloqueadores, sustâncias vasomotoras, inibidores da enzima conversora de angiotensina, antagonistas dos receptores de angiotensina Estes medicamentos reduzem a eficácia dos mecanismos compensatórios cardiovasculares dos transtornos de pressão; deve-se informar ao médico o uso destes antes da administração de Lipiodol® UF e dispor de meios de reanimação. O tratamento de betabloqueadores deve ser mantido e realizado com extrema cautela antes dos exames radiológicos.
– Diuréticos
Devido a possibilidade de que os diuréticos induzam desidratação, há um maior risco de insuficiência renal aguda, sobretudo quando os meios de contraste são administrados em doses altas.
Precauções de uso: hidratação antes da administração intra-arterial seletiva hepática de Lipiodol® UF.
– Interleucina II
Existe risco de intensificação das reações aos meios de contraste em caso de tratamento recente com interleucina II (por via intravenosa): exantema ou mais raramente, hipotensão, oligúria e insuficiência renal.
Interferência em explorações diagnósticas
Uma vez que Lipiodol® UF permanece no organismo por vários meses, os resultados de testes laboratoriais de tireoide podem estar mascarados até 2 anos depois de uma linfografia.
Estabilidade/ Conservação
Lipiodol® UF é um óleo límpido amarelo pálido a âmbar
Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30° C), protegido da luz.
Reações adversas
A maioria das reações adversas são dose-dependentes, e consequentemente, a posologia deve ser a menor possível.
A utilização de Lipiodol® UF causa uma reação de corpo estranho com formação de macrófagos e células gigantes de corpo estranho e aparição de sinusite, plasmocitoses e subsequente reorganização do tecido conjuntivo dos gânglios linfáticos. Os gânglios linfáticos saudáveis toleram a diminuição da capacidade de transporte resultante. Em caso de lesão ou de hipoplasia dos gânglios linfáticos, estas reorganizações podem exacerbar uma estase linfática existente.
Reações de hipersensibilidade são possíveis. Estas reações podem envolver um ou mais efeitos, ocorrendo concomitantemente ou sucessivamente, e geralmente incluindo manifestações cutâneas, respiratórias e/ou cardiovasculares, cada uma das quais pode ser um sinal de alerta de choque incipiente e, em casos muito raros, pode ser fatal.
Casos de embolia pulmonar e embolia cerebral (possivelmente associados a um infarto cerebral) com risco de vida ou fatais foram relatados com LIPIODOL UF para todas as suas indicações terapêuticas.
Contraindicações
– Este medicamento é contraindicado em pacientes acima de 70 anos de idade.
– Este medicamento é contraindicado para o uso por lactantes
– Hipersensibilidade ao Lipiodol® UF (ésteres etílicos dos ácidos graxos do óleo de papoula iodado).
– Hipertireoidismo comprovado.
– Lesões traumáticas, hemorragias ou sangramentos recentes (risco de extravasamento ou de embolia).
– Broncografia (o produto inundaria rapidamente os bronquíolos e os alvéolos).
Contraindicações específicas do uso em radiologia intervencionista:
Quimioembolização transarterial (exceto em tecido hepático):
Administração nas áreas do fígado com dutos biliares dilatados a menos que drenagem tenha sido feita.
A quimioembolização não é indicada em pacientes com invasão macroscópica e/ou tumor extra-hepático disseminado, e em pacientes com trombose de veia portal.
Contraindicações específicas para Histerossalpingografia:
– Histerossalpingografia durante a gravidez ou inflamação pélvica aguda ou em pacientes com neoplasia do
trato reprodutivo conhecida ou suspeita (devido ao risco de disseminação peritoneal da neoplasia).
Fonte: Lipiodol UF®. [Bula]. São Paulo: Guerbet Produtos Radiológicos Ltda. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/3886?nomeProduto=lipiodol