Nome Comercial/ Apresentação
OMNIPAQUE® 300 (300 mg I/mL) solução injetável em frasco plástico de 50, 100 e 500 mL.
Classe Terapêutica
Contraste iodado não-iônico
Indicação
Uso adulto – cardioangiografia; arteriografia; urografia; flebografia e tomografia computadorizada de corpo e cabeça; mielografia lombar, torácica e cervical; tomografia computadorizada das cisternas basais após injeção subaracnoidea; artrografia; histerossalpingografia; sialografia e estudos do trato gastrintestinal.
Uso pediátrico – cardioangiografia (exceto prematuros); urografia (exceto prematuros); tomografia computadorizada de corpo e cabeça e estudos do trato gastrintestinal
Dose
A posologia varia dependendo do tipo de exame, idade, peso, débito cardíaco, condição geral do paciente e técnica utilizada
Ajuste de dose
Insuficiência renal: Utilizar com cautela.1
Insuficiência hepática: Não foram encontradas informações sobre ajuste de dose nas referências consultadas.
Hemodiálise: Não foram encontradas informações sobre ajuste de dose para pacientes em hemodiálise.
Preparo/ Administração
O produto deve ser aspirado na seringa imediatamente antes da utilização. Os frascos são destinados para uso único (com exceção das apresentações de 100 e 500 mL); qualquer parte não utilizada deve ser descartada. OMNIPAQUE® ® pode ser aquecido até a temperatura corporal (37˚C) antes da administração.
Vias de administração
INTRATECAL, INTRAVENOSO, INTRA-ARTERIAL, ORAL OU INTRACAVITÁRIO.
Cuidados específicos e monitoramento
Hidratação adequada deve ser assegurada antes e após a administração.
Interações medicamentosas
Metformina: O uso de meios de contraste iodados pode resultar em uma disfunção transitória da função renal e isso pode precipitar acidose lática em pacientes diabéticos que estão tomando metformina.
Interleucina-2: Os pacientes anteriormente tratados, por menos de duas semanas, com interleucina-2 foram associados com um aumento de risco de reações tardias (eritema, sintomas semelhantes aos da gripe ou reações cutâneas).
Medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC) O uso concomitante de certos neurolépticos ou antidepressivos tricíclicos pode reduzir o limiar de convulsões e, assim, aumentar o risco de convulsões induzidas por meios de contraste.
Betabloqueadores: O tratamento com betabloqueadores pode reduzir o limiar para reações de hipersensibilidade, assim como necessitar de doses mais elevadas de beta-agonistas no tratamento de reações de hipersensibilidade.
Estabilidade/ Conservação
As apresentações de 100 e 500 mL são destinadas para múltiplas doses. Usar somente por um período de um dia (24 horas). Qualquer quantidade não usada do meio de contraste que permanecer no frasco e todos os equipos devem ser descartados ao fim do dia.
Reações adversas
Complicações tromboembólicas foram relatadas em conexão com a angiografia com contraste de artérias coronárias, cerebrais, renais e periféricas. O meio de contraste pode ter contribuído para as complicações.
Complicações cardíacas, incluindo infarto agudo do miocárdio, foram relatadas durante ou após a angiografia coronária com contraste. Os pacientes idosos ou pacientes com doença grave na artéria coronária, angina pectoris instável e disfunção ventricular esquerda apresentavam um risco mais elevado.
Em muito raras ocasiões, o meio de contraste pode atravessar a barreira hematoencefálica, resultando na absorção de meio de contraste no córtex cerebral, que pode causar reações neurológicas. Estas podem incluir convulsões, distúrbios motores transitórios ou distúrbios sensoriais, confusão transitória, perda de memória transitória e encefalopatia.
Reação anafilactóide e choque anafilactóide podem levar à hipotensão profunda e sintomas e sinais do tipo encefalopatia hipóxica, insuficiência renal e hepática.
Em vários casos, o extravasamento do meio de contraste causou dor e edema local, que geralmente retrocedeu sem sequelas. Inflamação, necrose tecidual e síndrome compartimental ocorreram.
Contraindicações
Contraindicado a pacientes com hipersensibilidade ao ioexol ou a qualquer componente da fórmula. Tireotoxicose manifesta. Histórico de reação séria ao Ioexol.
O uso de Ioexol em histerossalpingografia é contraindicado durante a gravidez, suspeita de gravidez e até 6 meses após a gravidez, durante a menstruação ou quando a menstruação é iminente, dentro de 30 dias após conização ou curetagem, quando sinais de infecção estão presentes em qualquer parte do trato genital, incluindo genitália externa, e quando a neoplasia do trato reprodutivo é conhecida ou suspeita devido ao risco de disseminação peritoneal da neoplasia.
Fonte:
GE Healthcare do Brasil Comércio e Serviços para Equipamentos Médico-Hospitalares Ltda. Omnipaque® 300 (300 mg I/mL) solução injetável em frasco plástico de 50, 100 e 500 mL: bula profissional / meio de contraste iodado (ioexol). [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/. Acesso em: 26 out. 2025.
