Nome Comercial/ Apresentação
Evolox® (Ifosfamida) 1000mg pó liofilizado injetável
Classe Terapêutica
Antineoplásico/ Agente alquilante, análogo da mostarda nitrogenada
Indicação
Tratamento de carcinoma brônquico de células pequenas; carcinoma de ovário; carcinoma de mama; carcinoma de endométrio; carcinoma de rim hipernefroide; carcinoma de pâncreas; carcinoma de pulmão; carcinoma de estômago; tumores de testículo (seminoma, teratoma, teratocarcinoma); sarcoma de partes moles (leiomiossarcoma, rabdomiossarcoma e condrossarcoma); osteossarcoma; linfomas malignos (linfossarcoma, reticulossarcoma) e leucemias agudas.
Dose
Varia conforme protocolo prescrito. Recomenda-se atingir uma dose total de 250-300 mg/kg por ciclo. Administra-se habitualmente, uma dose diária de 50-60 mg/kg durante 5 dias consecutivos ou 20-30 mg/kg durante 10 dias. Nos casos resistentes à terapia, aconselha-se a dose diária de 80mg/kg durante 2-3 dias consecutivos. O intervalo entre os ciclos deverá ser no mínimo de 4 semanas.
Ajuste de dose
Insuficiência Hepática: bilirrubina >3mg/dL, administrar 25% da dose.2
Insuficiência Renal2
ClCr ≥10mL/min, não é necessário ajuste de dose;
ClCr <10mL/ min, administrar 75% da dose.
Dose máxima
Dose total por ciclo: 12g/ m².
Dose total cumulativa: 60g/ m²
Preparo
Concentração: 40mg/mL.
Reconstituição: 25 mL AD
Diluição: SG 5%, SF 0,9% 50 – 1000 mL concentração entre 0,6 a 20mg/ mL.
Vias de administração
USO INTRAVENOSO.
Administração
Tempo de infusão: 60 – 120 minutos. Alguns protocolos em 24h.
Dispositivo de infusão: Equipo bomba.
Ifosfamida e Mesna podem ser administradas juntas na mesma bag, se a concentração de ifosfamida for ≤ 50 mg/mL.
Cuidados e orientações
Pode ser irritante. Toxicidade renal e de bexiga: um agente uroprotetor, como o mesna, deve ser utilizado. Excluir ou corrigir qualquer obstrução, infecção do trato urinário e desequilíbrio eletrolítico antes de iniciar tratamento. Controle de diurese e urinálise monitor (para cistite hemorrágica) antes, durante e após ifosfamida a cada 2 horas. Não administrar dentro de três meses após uma nefrectomia unilateral, e cautela nestes pacientes, assim como com os portadores de insuficiência renal e uso prévio ou concomitante de drogas nefrotóxicas. A ingestão diária de líquidos deve ser de pelo menos 2 litros. Se a excreção urinária é insuficiente, um diurético de ação rápida, como a furosemida pode ser administrado. A cicatrização de feridas prejudicada é uma possibilidade. Não iniciar o tratamento durante pelo menos 10 a 14 dias após procedimento cirúrgico.
Para prevenir a toxicidade vesical (bexiga), administrar com protetor urinário mesna e hidratação de, pelo menos, 2L via oral ou fluido intravenoso por dia1. Um esquema comum para uso de mesna intravenosa utiliza 60% da dose de ifosfamida, dividida em 3 doses administradas 15min antes da ifosfamida e 4h e 8h após; também pode ser administrada via oral, mas doses mais elevadas são necessárias.
Interações medicamentosas:
Toxicidade pode aumentar por fármacos que inibem o CYP450 (ex: fluconazol) e reduzida por indutores (ex: fenitoína); seu uso com outros agentes mielossupressores potencializa a supressão da medula óssea; aumenta o risco de toxicidade renal e neurotoxicidade com aminoglicosídeos e cisplatina; e pode interagir com anticoagulantes, exigindo monitoramento.
Estabilidade/ Conservação:
48 horas após reconstituição e diluição. 24h sob refrigeração e mais 24h em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).
Contraindicações
Não deve ser administrado nos casos de intensa depressão de medula óssea, de insuficiência renal (alterações da função excretora), de hipotonia vesical, de obstrução das vias urinárias eferentes e de metástases cerebrais; primeiro trimestre da gravidez, enquanto que no restante da gestação só deverá ser usado se o benefício para a mulher justificar o risco potencial para o feto.
Fonte:
Evolox®. [Bula]. São Paulo: Farmarin Indústria e Comércio Ltda.. Disponível em: https://farmarin.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Evolox-Paciente.pdf
Consultado em 24/08/2025.
