Pular para o Conteúdo
Guia FarmacêuticoGuia Farmacêutico
  • Home
  • Apresentação
  • Usando o Guia
Guia FarmacêuticoGuia Farmacêutico

Etoposídeo

Home / Eunades CS 100mg/5mL solução injetável / Etoposídeo
Eunades CS 100mg/5mL solução injetável Vepesid 50mg/cápsula
Postado em27 de outubro de 2025

Nome Comercial/ Apresentação

Eunades CS 100mg/5mL solução injetável

Vepesid 50mg/cápsula

Classe Terapêutica

Inibidores da topoisomerase II

Derivado semissintético da podofilotoxina

Indicação

Tumores testiculares refratários, tumores anaplásicos de pequenas células do pulmão, 2 Em combinação com outros agentes quimioterápicos aprovados em pacientes com tumores anaplásicos de pequenas células do pulmão, doença de Hodgkin3 Linfomas malignos (não Hodgkin), leucemia aguda não-linfocítica.

Dose

Oral: A dose oral habitual de etoposídeo capsula é de 100 – 200 mg/m2 /dia, nos dias 1 a 5, ou 200 mg/m2 /dia, nos dias 1, 3 e 5, a cada 3 a 4 semanas em combinação com outras drogas aprovadas para uso na doença a ser tratada.

IV: A posologia usual desse produto é de 50-60 mg/m2 /dia por via intravenosa durante 5 dias consecutivos. A dose total não deve, normalmente, exceder 400 mg/m2 por período de tratamento.

Ajuste de dose:

Insuficiência Renal: Clearance da Creatinina > 50 mL/min = 100% da dose. Clearance da Creatinina 15–50 mL/min = 75% da dose

Insuficiência hepática: Em pacientes adultos com câncer e disfunção hepática, o clearance corpóreo total do etoposídeo não é reduzido.

Vias de administração

Via oral e via intravenosa

Preparo e administração

Oral: A administração deve ser somente pela via oral.

IV: Deve ser diluído a 250 mL de soro fisiológico (cloreto de sódio a 0,9%) ou glicose a 5%. Contato com soluções aquosas tamponadas com pH acima de 8 deve ser evitado. O etoposídeo deve ser administrado lentamente por via intravenosa (normalmente durante um período de 30 a 60 minutos), uma vez que se verificou hipotensão após administração intravenosa rápida. Períodos de infusão mais longos podem ser necessários, de acordo com a tolerância do paciente.

Cuidados e orientações

Pode causar dano fetal quando administrado a mulheres grávidas. A contracepção efetiva é requerida para pacientes homens e mulheres durante o tratamento e até 6 meses depois do término do tratamento.

Há possibilidade de ocorrência de náuseas e alopecia reversível durante o tratamento com etoposídeo.

Interações medicamentosas

Altas doses de ciclosporina, resultando em concentrações acima de 2.000 ng/mL administradas com etoposídeo oral levaram a um acréscimo de 80% na exposição do etoposídeo (ASC), com um decréscimo de 38% no clearance corpóreo total do etoposídeo comparado ao etoposídeo isolado.

A terapia com cisplatina concomitante é associada a um reduzido clearance corpóreo total de etoposídeo.

A terapia concomitante com fenitoína está associada com o clearance aumentado e eficácia reduzida, e outras terapias antiepiléticas podem estar associadas com o clearance aumentado e eficácia reduzida do etoposideo.

A co-administração de drogas antiepiléticas e etoposídeo pode levar a um decréscimo no controle das crises devido às interações famacocinéticas entre os medicamentos.

A terapia concomitante com varfarina pode resultar na elevação da razão normalizada internacional. (RNI). É recomendado o monitoramento de perto da RNI.

O uso concomitante de etoposideo com vacinas de vírus vivo pode potencializar a replicação do vírus da vacina e/ou pode aumentar a reação adversa do vírus da vacina porque os mecanismos de defesas normais podem ser suprimidos pelo etoposideo.

Estabilidade/ Conservação

Cápsula: Conservar o produto em temperatura entre 15ºC e 30ºC e proteger da luz.

Injetável: A apresentação desse produto com 5 mL (100 mg de etoposídeo) é para uso único. Demonstrou-se estabilidade microbiológica de pelo menos 16 horas após a primeira perfuração da tampa de borracha quando o produto é armazenado em temperatura inferior a 25o C.

Reações adversas

Mielodepressão, náuseas, vômitos, alopécia reversível, reações alérgicas, urticária, prurido, hipotensão, dor abdominal, diarreia, anorexia ,mucosite, esofagite, estomatite são as reações adversas mais comuns.

Contraindicações:

Não deve ser administrado a pacientes com disfunção hepática grave ou com hipersensibilidade ao etoposídeo ou a qualquer um dos componentes do produto. Está também contraindicado a pacientes com mielossupressão grave (contagem de leucócitos abaixo de 2.000/mm3 ou número de plaquetas inferior a 75.000/mm3 ) não devido a doença maligna.

Fonte:

Eunades CS®. [Bula]. São Paulo: LABORATÓRIOS PFIZER LTDA. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/eunadescs.pdf. Consultado em 28/08/2025.

VEPESID® . [Bula]. São Paulo: Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A. Disponível em: https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/pro/bula-Vepesid-profissional-consulta-remedios.pdf. Consultado em 28/08/2025.

Tags do Post: #Antineoplásico#Derivado semissintético da podofilotoxina#Inibidores da topoisomerase II

Colaboradores
Trabalhe Conosco

Serviço de Informação sobre
Medicamentos(SIM) Corporativo
Facebook X YouTube Instagram Linkedin Spotify

© Copyright 2023 | Guia Farmacêutico - Sociedade Beneficente São Camilo

Rolar para Cima
Acesso Colaboradores
Facebook X Instagram
  • Home
  • Apresentação
  • Usando o Guia
Pesquisa
O Hospital São Camilo faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Consulte nossa Política de Privacidade para mais detalhes.