Nome Comercial e Princípio Ativo / Apresentação:
LOKELMA® Ciclossilicato de zircônio sódico/ Sachês de 5 g de pó para suspensão oral.
Classe Terapêutica: Agente para tratamento da hipercalemia (trocador de potássio)
Indicação: Tratamento da hipercalemia em pacientes adultos.
Dose:
Fase de correção de hipercalemia: Pacientes cujos níveis de potássio sérico são > 5,0 (mmol/L), a dose inicial recomendada 10 g três vezes ao dia por até 48 horas. Em geral, a normocalemia é obtida dentro de 24 a 48 horas. Se o potássio sérico permanecer superior a 5,0 mmol/L ao final de 48 horas, um dia adicional de administração de 10 g três vezes por dia pode ser administrado, antes de iniciar a dose de manutenção. Se a normocalemia não for obtida ao final do dia 3, devem ser consideradas outras abordagens terapêuticas.
Manutenção: 5 g uma vez ao dia, podendo ser titulada até 10 g/dia ou reduzida para 5 g em dias alternados. Não deve ser utilizado mais de 10 g por dia durante a terapia de manutenção.
Hemodiálise: 5 g nos dias sem diálise, podendo ser ajustada até 15 g.
Dose Máxima:
15 g uma vez ao dia em pacientes em hemodiálise.
10 g/dia na terapia de manutenção.
Ajuste de dose:
Idosos e Insuficiência hepática: Não é necessário ajuste.
Insuficiência renal: Não são necessárias alterações nas doses normais para pacientes com insuficiência renal que não estejam em hemodiálise crônica. Para pacientes em diálise, deve ser administrado somente nos dias em que o paciente não for submetido à diálise. A dose inicial recomendada é de 5 g uma vez ao dia. Para estabelecer a normocalemia (4,0-5,0 mmol/L), a dose pode ser aumentada ou diminuída semanalmente com base no valor de potássio sérico pré-diálise após um longo intervalo interdialítico. A dose pode ser ajustada em intervalos de uma semana com incrementos de 5 a 15 g, uma vez ao dia, em dias em que o paciente não é submetido à diálise.
Pediatria: Segurança e eficácia não estabelecidas em pediatria.
Vias de administração: Via oral.
Administração: Via oral, em suspensão aquosa. Pode ser administrado com ou sem alimentos.
Cuidados e orientações: Monitorar níveis séricos de potássio, risco de hipocalemia e de agravamento da insuficiência cardíaca por sobrecarga de sódio, pode ser opaco em exames radiográficos e Categoria B na gravidez; uso apenas se o benefício superar os riscos, mas pode ser utilizado durante o aleitamento materno.
Interações Medicamentosas: Pode alterar a absorção de fármacos com biodisponibilidade dependente do pH gástrico.
Administrar 2h antes ou 2h depois de: antifúngicos azólicos (cetoconazol, itraconazol, posaconazol), anti-HIV (atazanavir, ritonavir, etc.), inibidores de tirosina quinase (erlotinibe, dasatinibe, nilotinibe) e tacrolimo para evitar a interação medicamentosa do possível aumento do pH gástrico.
Estabilidade/ Conservação: Armazenar em temperatura ambiente (15–30 ºC) e após preparo, administrar imediatamente.
Contraindicações: Hipersensibilidade ao princípio ativo.
Reações adversas:
Muito comum: Agravamento da insuficiência cardíaca preexistente.
Comum: Hipocalemia, constipação, eventos relacionados a edema e hipervolemia (periférico, localizado, generalizado).
Fonte:
LOKELMA®. [Bula]. São Paulo: AstraZeneca do Brasil Ltda. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=lokelma: 02/10/2025
