Pular para o Conteúdo
Guia FarmacêuticoGuia Farmacêutico
  • Home
  • Apresentação
  • Usando o Guia
Guia FarmacêuticoGuia Farmacêutico

Ciclofosfamida

Home / Genuxal - Ciclofosfamida monoidratada / Ciclofosfamida
Comprimido revestido de liberação retardada 50 mg e Pó extemporâneo Frasco-ampola de 1000 mg Genuxal - Ciclofosfamida monoidratada
Postado em9 de outubro de 202514 de outubro de 2025

Nome Comercial e Princípio Ativo / Apresentação:

Genuxal – Ciclofosfamida monoidratada/
Comprimido revestido de liberação retardada 50 mg e Pó extemporâneo Frasco-ampola de 1000 mg

Classe Terapêutica: Agente antineoplásico e imunossupressor

Indicação:

Comprimidos:

Terapia adjuvante e paliativa em câncer de mama após ressecção de tumor, mastectomia e câncer metastático.

No tratamento de doenças autoimunes como formas graves de nefrite lúpica e granulomatose de Wegener.

Pó extemporâneo:

Terapia de indução de remissão e consolidação de leucemia linfoblásticaaguda;

Indução de remissão do linfoma de Hodgkin clássico em combinação com outros agentes terapêuticos e como terapia de segunda linha em doença refratária ou com recidivas em combinação com outros agentes terapêuticos (regime de C-MOPP: ciclofosfamida, vincristina, procarbazina e/ou prednisona), subtipos: esclerosenodular, rico emlinfócitos, celularidademista e depleção linfocítica;

Tratamento de linfoma não-Hodgkin em monoterapia ou em combinação com outros agentes terapêuticos (regime CHOP: ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona) e como terapia de segunda linha em doença resistente em combinação com transplante autólogo de células troco, subtipos;

Linfomas: difuso de grandes células B, de células T, anaplásico e de células do manto;

Leucemia linfocítica crônica, após resposta insuficiente do tratamento padrão;

Indução de remissão em plasmacitoma (também pode ser indicado em combinação com prednisona);

Terapia adjuvante e paliativa em câncer de mama após ressecção de tumor, mastectomia e câncer metastático.

Câncer de ovário avançado e Neuroblastoma

Câncer de pulmão de pequenas células em combinação com outros agentes terapêuticos (regime CAV: ciclofosfamida, doxorrubicina e/ou vincristina), como quimioterapia subsequente para doença em estágio extensivo, com recidivas após 2-3 meses a até 6 meses (tumor raramente sensível à ciclofosfamida);

Condições antes do transplante de medula óssea halogênica em: Anemia aplásica grave como monoterapia ou em combinação com globulina antiplaquetária; Leucemia mielóide aguda e leucemia linfoblástica aguda, em combinação com radioterapia ou bussulfano e Leucemia mielóide crônica em combinação com radioterapia ou bussulfano.

Doenças autoimunes com progressão ameaçadora como formas graves e/ou progressivas de nefrite lúpica e granulomatose de Wegener.

Dose Via oral:

Terapia adjuvante de câncer de mama e terapia paliativa de câncer de mama metastático:

Protocolo CMF típico por 6 ciclos: 100 mg/m2 área superfície corpórea (ASC) de ciclofosfamida oral, administrada no ciclo de 1 a 14 dias de tratamento em combinação com metotrexato e 5-fluorouracilo, repetir o ciclo a cada 4 semanas de terapia.

Doenças autoimunes, com progressão ameaçadora como formas graves e/ou progressivas de nefrite lúpica: Uso diário de 1 a 2 mg/kg. A mesma recomendação de dosagem se aplica para pulsoterapia oral correspondente à administração intravenosa incialmente 500 a 100 mg/m2 ASC.

Granulomatose de Wegener:

A terapia convencional para granulomatose de Wegener consiste em prednisona 1 mg/kg/dia por 4 a 6 semanas, seguida de retirada lenta (2,5 mg por semana ou a cada quinze dias), contemplando-se a retirada em 6 meses, associada à ciclofosfamida na dose de 2-3 mg/kg/dia, ajustando- se a dose de acordo com a contagem de linfócitos (mantido ao redor de 1.000 células/mm3). A ciclofosfamida deverá ser retirada um ano após a remissão da doença.

Dose Via intravenosa:

Terapia de indução de remissão e consolidação de leucemia linfoblástica aguda (LLA): A dosagem típica para indução da remissão e terapia de consolidação em adultos é de 650mg/m2 área superfície corporal (ASC) de ciclofosfamida.

Leucemia linfocítica crônica: 600 mg/m2 de ciclofosfamida no dia 6 em combinação com vincristina e prednisona ou 400 mg/m2 nos dias 1 e 5 também em combinação com vincristina e prednisona, repetir a cada 3 semanas.

Linfoma de Hodgkin: 650 mg/m2 de ciclofosfamida nos dias 1 e 8 em combinação com vincristina, procarbazina e prednisona.

Linfoma não-Hodgkin de baixo grau de malignidade: 600-900 mg/m2 ASC no dia 1 como terapia ou em combinação com um corticosteroide, repetir a cada 3 a 4 semanas.

Linfoma não-Hodgkin intermediário ou alto grau de malignidade: 750 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1 em combinação com doxorrubicina, vincristina e prednisona (regime CHOP, que é indicado como tratamento primário para pacientes portadores de linfoma não-Hodgkin), repetir a cada 3 a 4 semanas.

Plasmacitoma: 1.000 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1 em combinação com prednisona, repetir a cada 3 semanas. O chamado “protocolo VBMCP”, como é indicado a seguir é um exemplo de poliquimioterapia que provaram ser eficazes para plasmacitoma: 400 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1 em combinação com melfalano, carmustina, vincristina e prednisona, repetir a cada 5 semanas.

Câncer de mama:

Protocolo CMF: 600 mg/m2 ASC de ciclofosfamida nos dias 1 e 8 em combinação com metotrexato e 5-fluororacil, repetir de 3 a 4 semanas.

Protocolo CAF: 500 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1 em combinação com doxorrubicina e 5-fluorouracil, repetir de 3 a 4 semanas.

Câncer de ovário avançado: 750 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1 em combinação com cisplatina, repetir a cada 3 semanas. 500 a 600 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1, em combinação com carboplatina, repetir a cada 4 semanas.

Câncer de pulmão de células pequenas: Protocolo CAV é um exemplo de uma poliquimioterapia eficaz; 1.000 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1 em combinação com doxorrubicina e vincristina, repetir a cada 3 semanas.

Neuroblastoma: Protocolo OPEC é um exemplo de terapia de combinação para neuroblastoma avançado: 600 mg/m2 ASC de ciclofosfamida no dia 1 em combinação com vincristina, cisplatina e teniposido, repetir a cada 3 semanas.

Condições antes do transplante de medula óssea alogênica em leucemia mielóide aguda e leucemia linfoblástica aguda: 60 mg/kg de ciclofosfamida diariamente em 2 dias consecutivos em combinação com radioterapia ou bussulfano.

Condições antes do transplante de medula óssea halogênica em leucemia mielóide crônica: 60 mg/kg de ciclofosfamida diariamente em 2 dias consecutivos em combinação com radioterapia ou bussulfano.

Condições antes do transplante de medula óssea halogênica em anemia aplásica grave:

A dosagem se aplica para o tratamento sem radioterapia, que geralmente não é realizado em anemia aplástica grave: 50 mg/kg de ciclofosfamida diariamente em 4 dias consecutivos como monoterapia ou em combinação com globulina anti- timócito.

Na presença de anemia de Fanconi, a dose diária deve ser reduzida de 50 para 35mg/kg e administrado diariamente por 4 dias consecutivos.

Doenças autoimunes com progressão ameaçadora como formas graves e/ou progressivas de nefrite lúpica e granulomatose de Wegener: 500 a 1000 mg/m2 ASC. A ciclofosfamida pode ser ajustada até um máximo de 1000 mg/m2, se a contagem de leucócitos não cair abaixo de 1.500/microL.

Ajuste de dose:

Renal: redução de 50% se taxa de filtração glomerular < 10 mL/min.

Hepática: reduzir dose em até 25% em pacientes com níveis séricos de bilirrubina de 3,1 para 5 mg/mL.

Idosos: em geral, a seleção da dose para um paciente idoso deve ser cautelosa, geralmente começando na parte de baixo da escala de dose e ajustar conforme necessário com base na resposta do paciente.

Pediatria: doses devem ser ajustadas por peso ou superfície corporal.

Vias de administração: Via oral (comprimidos) e via intravenosa (pó extemporâneo) em bolus ou infusão de curta duração.

Para reduzir o risco de reações adversas que parecem ser dependentes da taxa de administração (por exemplo, inchaço facial, dor de cabeça, congestão nasal, ardor no couro cabeludo), Genuxal (ciclofosfamida) deve ser administrado por via intravenosa ou infundido muito lentamente.

A duração da infusão deve ser adequada para o volume e tipo de fluido de transporte a ser infundido. O tempo de infusão pode ser entre 30 minutos e 2 horas.

Preparo:

Via oral: Administrar por via oral, preferencialmente pela manhã, com líquidos em abundância, visando reduzir risco de cistite hemorrágica.

Via intravenosa: Para administração parenteral por injeção direta em bolus, Genuxal (ciclofosfamida) deve ser reconstituído com solução salina fisiológica (cloreto de sódio a 0,9%). Genuxal (ciclofosfamida) reconstituído em água é hipotônico e não deve ser injetado diretamente.

Para administração como uma infusão, reconstituir Genuxal (ciclofosfamida) usando água estéril a uma solução recomendada para infusão. Para preparar uma solução isotônica a 2%, adicionar a quantidade correspondente de solução salina fisiológica para substância seca, 10 mL para Genuxal (ciclofosfamida) 200 mg, e 50 mL para Genuxal (ciclofosfamida) 1000 mg. A substância dissolve-se prontamente quando o frasco é agitado vigorosamente após a adição do solvente. Recomenda-se deixar a solução em repouso durante alguns minutos, se necessário.

Cuidados e orientações: Hidratação adequada e micção frequente para reduzir urotoxicidade.

Monitoramento hematológico periódico (leucócitos, plaquetas, hemoglobina).

Evitar uso em gestantes e lactantes (risco teratogênico e excreção no leite materno – Categoria de risco na gravidez: X).

Interações Medicamentosas: Redução de absorção de digoxina e verapamil, potencialização de toxicidade com IECA, tiazídicos, zidovudina e risco aumentado de infecção com vacinas de microrganismos vivos, aumento de toxicidade com antraciclinas, citarabina, amiodarona, G-CSF, GM-CSF, anfotericina B, inibidores de protease, alopurinol e redução da eficácia com ciprofloxacino, fluconazol, itraconazol, cloranfenicol, bupropiona, aprepitanto, tiotepa.

Estabilidade/ Conservação:

Comprimidos: Conservar o produto em temperatura entre 2°C e 8°C. Proteger da luz e umidade

Pó extemporâneo: Armazenar em temperatura ambiente inferior a 25°C, protegido da umidade e luz. Manter na embalagem original.

A solução reconstituída permanece estável por 24 horas, sob refrigeração (2 a 8°C).

Contraindicações: Hipersensibilidade à ciclofosfamida ou excipientes. Depressão grave da medula óssea. Cistite ativa, obstrução urinária, infecções graves. Gravidez e lactação.

Reações adversas:

Muito comuns: Mielossupressão, imunossupressão, leucopenia, neutropenia, trombocitopenia, agranulocitose, anemia, pancitopenia, diminuição da hemoglobina, alopecia, cistites, microhematúria e febre.

Comuns: Infecção, neutropenia febril, anorexia, estomatite, diarreia, constipação, náusea, insuficiência hepática, cistite hemorrágica e macrohematúria, prejuízo de espermatogênese, calafrios, astenia, fadiga, desconforto e inflamação de mucosas.

Raras: Tumor secundário, leucemia aguda, síndrome mielodisplásica, câncer de bexiga e uretra, desidratação, tontura, visão turva, arritmia, arritmia ventricular (incluindo taquicardia ventricular e fibrilação ventricular) e arritmia supraventricular, pneumonite, doença do fígado veno oclusiva, aumento de bilirrubina sérica, aumento das enzimas hepáticas (AST, ALT, gama GT, fosfatase alcalina, exantema, dermatites, descoloração de palmas, unhas das mãos e solas dos pés, amenorreia, azoospermia, oligospermia, dor no peito,

Fonte: Genuxal®. [Bula]. São Paulo: Baxter Hospitalar Ltda. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=genuxal: 30/09/2025

Tags do Post: #Agente antineoplásico#Imunossupressor

Colaboradores
Trabalhe Conosco

Serviço de Informação sobre
Medicamentos(SIM) Corporativo
Facebook X YouTube Instagram Linkedin Spotify

© Copyright 2023 | Guia Farmacêutico - Sociedade Beneficente São Camilo

Rolar para Cima
Acesso Colaboradores
Facebook X Instagram
  • Home
  • Apresentação
  • Usando o Guia
Pesquisa
O Hospital São Camilo faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Consulte nossa Política de Privacidade para mais detalhes.