Nome Comercial/ Apresentação
Imbruvica® (Ibrutinibe) 140mg. Cápsula gelatinosa.
Classe Terapêutica
Antineoplásico.
Indicação
Tratamento de pacientes adultos com Linfoma de célula do manto (LCM) que receberam no mínimo um tratamento anterior contendo rituximabe; Leucemia linfocítica crônica/Linfoma linfocítico de pequenas células (LLC/LLPC); Macroglobulinemia de Waldenström (MW).
Dose
Linfoma de célula do manto (LCM) e linfoma de zona marginal (LZM): 560 mg 1x/dia.1
Leucemia linfocítica crônica/Linfoma linfocítico de pequenas células (LLC/LLPC) – Monoterapia ou em combinação com rituximabe e bendamustina: 420 mg 1x/dia.1
Macroglobulinemia de Waldenström (MW) – Monoterapia ou em combinação com rituximabe: 420 mg 1x/dia.1
Doença do enxerto contra hospedeiro crônica (DECHc): 420 mg 1x/dia.
Ajuste de dose
Insuficiência renal: não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência renal leve ou moderada (ClCr >30 mL/min). Não há dados em pacientes com insuficiência renal grave ou em diálise.
Insuficiência hepática:
Leve (Child-Pugh classe A): 280 mg 1x/dia.
Moderada (Child-Pugh classe B): 140 mg 1x/dia.
Grave (Child-Pugh classe C): não recomendado.
Dose máxima:
560 mg/ dia.
Vias de administração
Via oral.
Administração
VIA ORAL, administrar no mesmo horário todos os dias. Não tomar com suco de laranja.
Cuidados e orientações
Manter o paciente bem hidratado. Monitorar sinais de sangramento, arritmias, infecções e toxicidade hematológica; evitar uso com anticoagulantes e inibidores/indutores do CYP3A4; suspender antes de cirurgias eletivas; e usar contracepção eficaz durante o tratamento.
Interações medicamentosas:
Toxicidade aumentada por inibidores potentes do CYP3A4 (como cetoconazol, ritonavir, claritromicina) e sua eficácia reduzida por indutores (como rifampicina, fenitoína, carbamazepina); o uso concomitante com anticoagulantes e antiagregantes plaquetários eleva o risco de sangramento e deve ser evitado ou monitorado com cautela.
Estabilidade/ Conservação:
Temperatura ambiente.
Contraindicações
O ibrutinibe é contraindicado em casos de hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer componente da fórmula e não deve ser usado concomitantemente com inibidores potentes do CYP3A4, devido ao risco de aumento significativo da toxicidade.
Fonte:
Imbruvica®. [Bula]. São Paulo: Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Disponível em: https://innovativemedicine.jnj.com/brasil/download/imbruvica-cp-pub-vps.pdf
Consultado em 24/08/2025.
