Nome Comercial/ Apresentação
Neo Decapeptyl (embonato de triptorrelina). Pó liofilizado para suspensão injetável 11,25 mg ou 3,75 mg.
Classe Terapêutica
Agonista análogo de GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina).
Indicação
Tratamento da neoplasia maligna (câncer) da próstata hormônio-dependente em estágio avançado. Também pode ser usado como tratamento alternativo quando a orquiectomia ou a administração de estrógenos não são indicados ou não são aceitos pelo paciente. Um efeito favorável do medicamento é mais claro e mais frequente quando o paciente não tiver recebido anteriormente outro tratamento hormonal.
Puberdade precoce (meninas até 8 anos e meninos até 10 anos);
Endometriose de localização genital e extragenital (do estado I ao estado IV): a duração do tratamento é limitada a 6 meses. Neste caso, não é recomendado um segundo tratamento pelo Neo Decapeptyl ou por outro análogo do LHRH (hormônio de liberação do LH);
Leiomioma do útero, não especificado sintomático: indicado como medida pré-operatória com a finalidade de reduzir o tamanho individual dos leiomiomas antes de ser realizado a enucleação ou a histerectomia do leiomioma;
É também utilizado em Técnicas de Reprodução Assistida.
Dose
Adultos:
Câncer de próstata avançado: 3,75 mg IM a cada 4 semanas, como uma injeção única em qualquer uma das nádegas; 11,25 mg IM a cada 12 semanas, em injeção única em cada nádega ou 22,5 mg IM a cada 24 semanas, em injeção única em qualquer uma das nádegas. Devido às diferentes características de liberação, as dosagens não são aditivas e devem ser selecionadas com base no esquema posológico desejado.
Câncer da próstata: A dose usual consiste de uma injeção intramuscular profunda de Neo Decapeptyl (3,75mg) a cada 28 dias. A duração do tratamento deve ser a critério médico.
Técnicas de reprodução assistida: Administração única (3,75mg) no 2º ou 3º dias do ciclo (fase folicular) ou no 22º dia do ciclo (fase lútea).
Leiomioma uterino: Administração de uma ampola (3,75mg) intramuscular profunda a cada 4 semanas.
Endometriose: O tratamento deve ser iniciado dentro dos 5 primeiros dias do ciclo. A injeção de Neo Decapeptyl (3,75mg) deve ser administrada via intramuscular profunda, a cada 4 semanas.
Pediatria:
Puberdade precoce: Uma injeção intramuscular profunda de, no mínimo, 50 mcg/Kg a cada 4 semanas. A duração do tratamento deve ser a critério médico.
Ajuste de dose:
Insuficiência Renal: A redução da dose de triptorrelina de liberação prolongada parece não ser necessária em pacientes com insuficiência renal.
Insuficiência hepática: A redução da dose de triptorrelina de liberação prolongada não parece ser necessária em pacientes com doença hepática.
Vias de administração
VIA INTRAMUSCULAR
Preparo e administração
Com o auxílio da seringa e de uma agulha de 20 a 21 gauges, remover o diluente da ampola e injetar no frasco-ampola contendo os microgrânulos. Agitar levemente até que seja obtida uma suspensão homogênea. Virar o frasco-ampola de cabeça para baixo e puxar o êmbolo da seringa para retirar toda a suspensão contida no frasco-ampola. Montar a agulha de injeção de calibre mínimo 8 na seringa com a suspensão pronta. Uma vez reconstituída, a suspensão deve ser aplicada imediatamente, por via intramuscular profunda. Assim como outras drogas administradas por via intramuscular, o local da injeção deve mudar periodicamente.
Cuidados e orientações
Um risco aumentado de diabetes mellitus e/ou eventos cardiovasculares foram relatados em homens tratados com agonistas de GnRH. Assim, é aconselhado monitorar os pacientes com hipertensão arterial, hiperlipidemia ou doenças cardiovasculares.
As variações de humor e até depressões (em casos severos) foram relatados durante o tratamento com triptorrelina. Os pacientes que sofrem de depressão (mesmo em seu histórico familiar) devem ser cuidadosamente observadas durante a utilização deste medicamento.
Interações medicamentosas
Na ausência de dados e por medida de segurança, é conveniente evitar a associação de medicamentos hiperprolactinemiantes (estes diminuem a taxa de receptores de LHRH na hipófise), tais como: metoclopramida, fenotiazídicos, butiferonas, alfametildopa, antidepressivos tricíclicos, inibidores da MAO, opiáceos e medicamentos a base de estrogênio. Neo Decapeptyl LP não deve ser ingerido concomitantemente com medicamentos que aumentem o hormônio prolactina. Quando a triptorrelina é co-administrada com medicamentos que afetam a secreção hipofisária de gonadotrofinas, atenção particular deve ser dada e é recomendado supervisionar o estado hormonal do paciente.
Estabilidade/ Conservação
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Proteger da luz e umidade.
Reações adversas
Reação muito comum (> 1/10): Início do tratamento (vide “Advertências e Precauções”): uma exacerbação dos sintomas urinários, das dores ósseas de origem metastática ou de sintomas relativos à uma compressão medular por metástase vertebral é algumas vezes observada na vigência do aumento inicial e transitório dos níveis plasmáticos da testosterona no início do tratamento. As reações adversas mais frequentemente relatadas (ondas de calor, diminuição da libido e impotência) estão relacionadas com a diminuição dos níveis plasmáticos da testosterona como consequência da ação farmacológica do produto, e são semelhantes àquelas observadas com os outros análogos do GNRH. Fenômenos alérgicos (rash, prurido), aparecimento de hipertensão arterial, de distúrbios gastrintestinais e de ginecomastia foram assinalados. Alguns casos de reação local ao nível da região da injeção foram relatados. Também foram relatados: palpitações, doença tromboembólica (embolia pulmonar, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, tromboflebite, ataque isquêmico transitório e trombose venosa profunda). Endócrino metabólico: hiperlipidemia e apoplexia hipofisária. Imunológico: sepsis, angioedema e urticária. Musculoesquelético: osteopenia. Reprodutivo: secura vaginal Neurológico: convulsão. Psiquiátrico: ansiedade
Contraindicações:
Neo Decapeptyl LP é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Neo Decapeptyl não deve ser aplicado em caso de comprovada independência hormonal ou após castração cirúrgica. Em técnicas de reprodução assistida: o uso de Neo Decapeptyl deve ser considerado com grande precaução, quando o número de folículos ultrassonograficamente detectáveis for igual ou superior a 10.
Fonte:
NEO DECAPEPTYL ®. [Bula]. São Paulo: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Disponível em: https://www.novamedicamentos.com.br/media/catalog/product//n/e/neo_decapeptyl_3_75mg.pdf?srsltid=AfmBOoqZSFrhD8Br1nJfq0f5sORiUASJ6oLlKY7zfkLRSxGin6dHd8SD. Consultado em 26/08/2025.
CLINICALKEY. triptorrelina – monografia de medicamento. [Internet]. Disponível em: https://www.clinicalkey.com/#!/content/drug_monograph/6-s2.0-2560#AdverseReactions. Acesso em: 26 ago. 2025.
