Nome Comercial e Princípio Ativo / Apresentação
Canesten® ( Clotrimazol) – Creme dermatológico
Classe Terapêutica: Antifúngico tópico
Indicação: Canesten® creme é indicado para o tratamento de dermatomicoses causadas por dermatófitos, leveduras, bolores, etc. (por ex.: Tinea pedis, Tinea manuum, Tinea corporis, Tinea inguinalis, Pityriasis versicolor).
Adicionalmente Canesten® creme é indicado para o tratamento de infecções dos genitais externos e áreas adjacentes na mulher, assim como inflamação da glande e prepúcio do parceiro sexual causada por leveduras (vulvite e balanite por Candida).
Vias de administração: Tópico
Administração: Dermatomicoses: aplicar uma camada fina de Canesten® creme nas áreas afetadas da pele, duas a três vezes por dia, e friccionar delicadamente. Cerca de meio centímetro do creme é geralmente suficiente para tratar uma área da pele de aproximadamente 25 cm2.
Duração do tratamento: 3 a 4 semanas.
• Pitiríase versicolor (tinha versicolor): aplicar uma camada fina de Canesten® creme nas áreas afetadas da pele duas a três vezes por dia e friccionar delicadamente. Cerca de meio centímetro do creme é geralmente suficiente para tratar uma área da pele de aproximadamente 25 cm2.
Duração do tratamento: 1 a 3 semanas.
• Infecções dos órgãos genitais externos (vulvite ou balanite por fungo do gênero Candida): aplicar o creme nas áreas afetadas: nas mulheres dos órgãos sexuais externos até o ânus e nos homens na glande e prepúcio do pênis, duas a três vezes por dia.
Duração do tratamento: 1 a 2 semanas.
Cuidados e orientações: pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, como preservativos e diafragmas, quando aplicado sobre a área genital (mulheres: genitais externos e áreas adjacentes da vulva; homens: prepúcio e glande do pênis). O efeito é temporário e ocorre somente durante o tratamento.
Durante a menstruação a área genital deve ser limpa delicadamente antes da aplicação de Canesten® creme às áreas infectadas.
Evite o contato com os olhos. Não ingerir.
O álcool cetoestearílico, pode causar reação no local da aplicação (por ex.: dermatite de contato).
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Em casos de hipersensibilidade conhecida ao álcool cetoestearílico, é aconselhável usar Canesten® solução (spray ou gotas) no lugar do creme, porém apenas para uso na pele, pois provocará ardor se aplicado em mucosas.
Durante a menstruação a área genital deve ser limpa delicadamente antes da aplicação de Canesten® creme às áreas infectadas.
Fertilidade, gravidez e lactação
Gravidez
Categoria de risco na gravidez: B
Canesten® creme não deve ser usado nos 3 primeiros meses de gravidez, exceto após criteriosa avaliação médica.
Embora haja uma quantidade limitada de dados clínicos em mulheres grávidas, os estudos em animais não indicam efeitos prejudiciais diretos ou indiretos no que diz respeito à toxicidade reprodutiva. O clotrimazol pode ser usado durante a gravidez, mas somente sob a orientação de um profissional de saúde.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista Lactação
Não existem dados sobre a excreção do clotrimazol no leite humano. No entanto, a absorção sistêmica é mínima após a administração tópica e é improvável que leve a efeitos sistêmicos. O clotrimazol pode ser usado durante a lactação. Se usado topicamente na área do mamilo, lave os seios antes de amamentar a criança.
Fertilidade
Não foram realizados estudos em humanos sobre os efeitos do clotrimazol na fertilidade; no entanto, os estudos em animais não demonstraram quaisquer efeitos do medicamento na fertilidade.
Este medicamento contém álcool benzílico, que pode ser tóxico, principalmente para recém nascidos e crianças de até 3 anos.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
– Considerando-se a absorção muito baixa de clotrimazol quando usado através da via de administração cutânea, não são esperadas interações medicamentosas com o produto.
A seguir estão listadas as interações medicamentosas por potencial de significância clínica com clotrimazol administrado por via oral:
• Di-hidroergotamina, mesilatos ergoloides, ergonovina, ergotamina, metilergonovina, oxicodona e sirolimo: a interação com esses medicamentos ainda não está bem estabelecida. Porém, devido à via de metabolismo ser a mesma, pode haver uma probabilidade teórica de interação com essas medicações.
• Fentanila: a interação com esse medicamento ainda não está bem estabelecida. Porém, devido à via demetabolismo ser a mesma pode haver uma probabilidade de interação com esse medicamento.
• Tacrolimo: a interação com esse medicamento está bem estabelecida. O uso concomitante por via oral pode levar ao aumento dos níveis plasmáticos de tacrolimo.Canesten® creme reduz a eficácia de outros medicamentos utilizados
Estabilidade/ Conservação: Conservar em temperatura ambiente (15°C a 30°C).
O prazo de validade do medicamento é de 36 meses a partir da data de sua fabricação.
Canesten® creme apresenta-se na forma de creme branco e sem cheiro.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Contraindicações: Hipersensibilidade ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente da formulação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista
Reações adversas:
Distúrbios gerais e no local de administração
Comum (>1/100; <1/10) Irritação Ardência
Pouco comum (>1/1000; <1/100) Prurido
Rara (>1/10000; <1/1000) Edema
Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos
Pouco comum (>1/1000; <1/100) Pele seca e Eritema
Rara (>1/10000; <1/1000) Eczema Maceração Inflamação
Distúrbios do sistema imune subcutâneos
Pouco comum (>1/1000; <1/100) Alergia*
– Pode ser grave levando à reação anafilática: síncope, hipotensão, dispneia, urticária.
As reações adversas listadas a seguir foram identificadas durante o uso pós aprovação de clotrimazol.
Considerando que as reações são reportadas voluntariamente a partir de uma população de tamanho incerto, a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis.
Doenças do sistema imunológico: angioedema, reação anafilática, hipersensibilidade.
Doenças vasculares: hipotensão, síncope.
Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino: dispneia.
Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos: vesículas/bolhas, dermatite de contato, eritema, parestesia, descamação cutânea, prurido, erupção cutânea, urticária e pele com ardência/ sensação de queimação na pele.
Distúrbios gerais e alterações no local de administração: irritação no local de aplicação, reação no local de aplicação, edema, dor.
Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Consultas Anvisa: bula de medicamento – Canesten. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=CANESTEN. Acesso em: 30 set. 2025.
