Nome Comercial e Princípio Ativo / Apresentação:
Casodex – Bicalutamida Comprimido 50mg
Classe Terapêutica: Antineoplásico
Indicação:
Câncer de próstata metastático
– Tratamento de câncer de próstata avançado em combinação com análogos do hormônio liberador do hormônio luteinizante (LHRH) ou castração cirúrgica (orquiectomia).
– Tratamento de câncer de próstata metastático em pacientes para os quais a castração cirúrgica (orquiectomia) ou medicamentosa não está indicada ou não é aceitável.
Câncer de próstata não-metastático
– Tratamento de câncer de próstata não metastático localmente avançado em pacientes para os quais o tratamento hormonal imediato é indicado.
Dose:
• Câncer de próstata metastático
– Tratamento de câncer avançado da próstata em combinação com análogos do LHRH ou castração cirúrgica (orquiectomia):
Adultos (inclusive idosos): 1 comprimido de 50 mg uma vez ao dia. O tratamento deve ser iniciado ao mesmo tempo que o tratamento com um análogo do LHRH ou castração cirúrgica.
– Tratamento de câncer de próstata metastático em pacientes para os quais a castração cirúrgica (orquiectomia) ou medicamentosa não está indicada ou não é aceitável:
Adultos (inclusive idosos): 3 comprimidos de 50 mg uma vez ao dia.
• Câncer de próstata não-metastático Adultos (inclusive idosos): 3 comprimidos de 50 mg uma vez ao dia.
Dose Máxima: Não há experiência com superdosagem em humanos. Em bula, identificado posologia de até 150mg/dia.
Ajuste de dose: Comprometimento renal: Não é necessário ajuste de dose de bicalutamida para pacientes com comprometimento renal.
Comprometimento hepático: Não é necessário ajuste de dose de bicalutamida para pacientes com comprometimento hepático leve, porém deve ser usada com cautela em pacientes com comprometimento hepático moderado ou grave devido grande metabolização hepática.
Vias de administração: Oral
Administração: Via oral, não deve ser partido ou mastigado.
Cuidados e orientações: Controles periódicos de função hepática devem ser considerados face à possibilidade de alterações: alterações hepáticas graves e insuficiência hepática foram raramente observadas com bicalutamida e casos fatais foram reportados. Se as alterações forem graves, a terapia deve ser descontinuada.
Interações Medicamentosas: Bicalutamida e Varfarina – Risco de sangramento. Em necessidade de administração dos medicamentos, é recomendado monitorar o Tempo de Protrombina /RNI. Ajuste na dose de anticoagulante pode ser considerado.
Estabilidade/ Conservação: Bicalutamida deve ser conservada em temperatura ambiente (15ºC a 30°C). Proteger da luz e da umidade.
Contraindicações: Bicalutamida é contraindicado para crianças
Reações adversas:



Fonte:
Bicalutamida [Bula]. São Paulo: ACCORD FARMACÊUTICA LTDA. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=155370017 19/09/2025
