Nome Comercial/ Apresentação
Fauldacar® (dacarbazina) 200 mg e 600 mg/ pó liofilizado para solução injetável
Classe Terapêutica
Antineoplásicos/ Agente alquilante
Indicação
Fauldacar (dacarbazina) é indicado no tratamento de melanoma maligno metastático. Além disto, (dacarbazina) é indicado na doença de Hodgkin, como uma terapia de segunda linha, quando em combinação com outros agentes eficazes.
Dose
Adulto: 2 a 4,5mg/kg/dia 150 a 375mg/ m² – Dose máxima 375mg/m²
Pediatrico: 375mg/m² – Dose máxima 375mg/m²
Preparo
Reconstituição: Dacarbazina 200mg – água destilada 19,7ml
Dacarabazina 600mg – água destilada 59,6ml
Diluição: Soro glicosado 5% 200 ou Sofo Fisiológico 0,9% – 200 a 500ml.
Concentração: ≤10mg/ml.
Vias de administração
USO INTRAVENOSO.
Administração
Tempo de infusão: 30 – 60 minutos.
Dispositivo de infusão: Equipo macro Fotossensível
Não utilizar se apresentar coloração rosada
Cuidados e orientações:
Droga Irritante, monitorar infusão e local de aplicação.
Infusões rápidas podem causar irritação venosa.
Monitorar sinais de intoxicação hepática e renal.
A dacarbazina está associada a um alto potencial emético; antieméticos são recomendados para prevenir náuseas e vômitos.
Interações medicamentosas:
A dacarbazina é metabolizada pelo citocromo P450 (CYP1A1, CYP1A2 e CYP2E1), o que deve ser levado em consideração se outros fármacos metabolizados por essas enzimas hepáticas forem coadministrados.
Podem afetar o comportamento de vários fármacos incluindo: Digoxina, anticoagulantes orais, fenitoína, suxametônio, diminuição de resposta a vacinas.
Reduz os efeitos da levodopa.
Por meio de efeito sinérgico, a dacarbazina aumenta o risco de depressão da medula óssea, quando administrada concomitantemente com paclitaxel, teniposídeo, topotecana e vinorelbina.
Também deve ser evitado o consumo de erva de São João durante o tratamento com dacarbazina (pode causar fotossensibilidade).
Estabilidade/ Conservação:
Em embalagem original, deve-se manter em sob refrigeração (de 2ºC a 8ºC), protegido da luz.
Após reconstituição com água para injetáveis, a solução tem estabilidade química por 72 horas, sob refrigeração (de 2ºC a 8ºC) e protegida da luz.
Quando a solução for diluída em solução fisiológica 0,9% ou em solução glicosada 5%, sua estabilidade química mantém-se até 24 horas, sob refrigeração (de 2ºC a 8ºC) e protegida da luz.
Contraindicações
O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida à dacarbazina e/ou aos demais componentes da formulação. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade.
Fonte:
Fauldacar®. [Bula]. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=fauldacar. consultado em 12/08/2025.
